EEA Grants Mar Portugal

Plano de modificação

Alterações previstas à popa para investigação da pesca e
operações com veículos operados remotamente.
page-plano-modificacao-image

No âmbito do projeto de modificação, as alterações técnicas a efetuar no navio de investigação científica Mar Portugal têm como principal objetivo a capacitação para a realização de operações de pesca e com veículos operados remotamente (ROV).

A modificação inclui o apetrecho com equipamento científico, guinchos e gruas abaixo e acima do convés principal e um pórtico à ré, a instalação de laboratórios científicos e posições para a instalação de equipamentos com bases contentorizadas.

O arranjo geral proposto pretende criar duas áreas distintas de trabalho no convés principal, com interligações operacionais aos pavimentos inferior e superiores na zona de ré. A zona de ré suportará operações de pesca de arrasto pelágico e bentónico, reboque de equipamentos científicos e operações geofísicas, estando para esse efeito prevista a instalação de um conjunto de equipamentos de força. A zona por vante da superestrutura suportará operações ROV, pela amura de bombordo, e operações de geotecnia, oceanografia e biologia marinha, pela amura de estibordo.

O navio terá no final da modificação uma lógica multi-propósito sustentando a realização de campanhas oceanográficas de caráter fortemente multidisciplinar.